Redução de Mamas Masculinas (Ginecomastia)
Redução de Mamas Masculinas

Ginecomastia é o termo utilizado para designar o crescimento da mama em homens. Não é uma ocorrência incomum, atingindo até 40% dos homens. Pode afetar uma mama, ou ambas. É mais frequente na adolescência a partir dos 13 anos, porém pode persistir na vida adulta, trazendo muitas vezes desconforto para a exibição do corpo, como tirar a camisa em público.

Esta cirurgia plástica pode ser feita já a partir dos 13 anos de idade, dependendo da avaliação de cada caso.

O aumento da mama masculina pode ser causado por dois fatores distintos: por um aumento da glândula mamária, ou por um excesso de gordura localizada. Pode também ocorrer em alguns casos a associação destes dois fatores.

A redução da mama, neste tipo de problema, é feita pela remoção de tecido glandular ou da gordura. Homens que também tem excesso de pele, devem ter esta removida também para obter resultado mais estético.

É uma cirurgia simples e rápida. Se for por excesso de gordura, a cirurgia pode ser feita através de lipoaspiração. A lipoaspiração é feita por uma incisão na parte lateral externa do peitoral ou por entre as duas mamas. Se houver excesso de glândula mamária, esta é retirada através de incisão periareolar, que fica inaparente depois.