Correção de Orelhas de Abano (Otoplastia)
Otoplastia (Correção de Orelhas de Abano)

A cirurgia plástica da orelha de abano é feita para corrigir o afastamento das orelhas da cabeça que dá um aspecto pouco estético e incomoda muito os jovens e adultos.

Fatores genéticos ou características familiares e raciais têm papel preponderante no estabelecimento de alterações na forma da orelha. O diagnóstico é feito pelo médico e somente o exame clínico é suficiente para chegarmos a uma conclusão. As deformidades se localizam fundamentalmente em dois pontos: na concha (a parte funda da orelha) que está muito elevada e na anti-hélix (a parte mais saltada no meio da orelha) que não está bem “desenhada”.

Em crianças, a idade ideal para se fazer esta cirurgia é a partir dos 6 a 7 anos, (denominada idade pré-escolar), período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho daquela do adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica, devido as brincadeiras feitas por parte de outras crianças, geralmente colegas de escola.

A anestesia pode ser local, local com sedação ou geral. A escolha do método de anestesia, sempre em comum acordo com o anestesista, levará em consideração o tamanho da cirurgia, as condições clínicas, psicológicas e a idade do paciente.

A cicatriz desta cirurgia é imperceptível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado por esta e o crânio. Além do mais, como se trata de região de pele muito fina, a própria cicatriz tende a ficar bem discreta.