Cirurgia de Pálpebras (Blefaroplastia)
Cirurgia de Pálpebras (Blefaroplastia)

A cirurgia plástica das pálpebras ou blefaroplastia tem como objetivo o rejuvenescimento da região das pálpebras, que com o decorrer da vida, sofre efeitos da idade e de fatores como a genética, textura da pele, distúrbios da acuidade visual, problemas emocionais, etc.

Algumas vezes o problema estético das pálpebras é devido a fatores clínicos e não está indicada qualquer cirurgia (olheiras, edemas, etc.). A cirurgia plástica das pálpebras corrige apenas os excessos de pele e gordura e flacidez muscular do território palpebral, podendo, em certos casos, melhorar o aspecto funcional além de estético. Não deverá, entretanto, acarretar qualquer prejuízo para o lado da função das pálpebras.

Não existe uma idade ideal, mas sim, a oportunidade ideal. Essa oportunidade é determinada pela presença do defeito a ser corrigido e poderá ocorrer em qualquer idade.

Sendo a pele das pálpebras de espessura muito fina, as cicatrizes tendem a ficar praticamente disfarçadas nos sulcos da pele. Para tanto, deve ser aguardado o período de maturação da cicatriz (3 meses). Pela sua localização são passíveis de serem disfarçadas com uma maquiagem leve, desde os primeiros dias.

O resultado definitivo é atingido após o 3º mês. Entretanto, logo após o 8º dia já teremos aproximadamente 50 % do resultado almejado, sendo que nas 2 ou 3 semanas subsequentes esse percentual tende a melhorar acentuadamente